quarta-feira, 10 de junho de 2015

O JOB ROTATION GERA MELHORES RESULTADOS


 
Com certeza, muitos já ouviram falar, mas para equalizar a informação, Job Rotation é uma técnica de gestão onde um funcionário fica de 2 a 3 anos em uma área e depois é realocado em outra área distinta.

Como exemplo, imaginem uma pessoa que tem como meta se tornar Diretor Administrativo e Financeiro de uma empresa.

Provavelmente terá sob sua responsabilidade no novo cargo várias áreas distintas, como: Contabilidade, Finanças, Controladoria, Recursos Humanos, Informática, Compras, etc.

Se não tiver um bom conhecimento de cada uma dessas áreas, não conseguirá chegar lá ou então, se conseguir, não será respeitada pelos Liderados e corre o risco de ser enrolada.

Ela pode até fazer um curso de MBA, onde todos esses assuntos fazem parte do programa. Mas curso é curso e prática é prática.

As empresas utilizam essa técnica para identificar e desenvolver Talentos que possam assumir novos e maiores desafios.

Também é muita utilizada nos Programas de Trainees das grandes empresas. Nesse caso, o período de permanência em cada área é mais curto, até 6 meses.

Vejam algumas vantagens do Job Rotation, tanto para a empresa, como para os Funcionários:

1 - Quando uma pessoa fica muito tempo em uma área, normalmente se acomoda, entra numa zona de conforto, cria vícios e forma “panelinhas”;


2 - Do outro lado, quem começa em uma nova área, chega cheio de gás, questiona os processos atuais e não tem compromissos com ninguém;


3 - Trabalha-se muito mais para estudar e conhecer todos os detalhes da nova área;


4 - É normal nas empresas acontecerem conflitos entre áreas, pois uma não entende as dificuldades da outra. Exemplificando:

4.1 - Produção vs. Compras;

4.2 - Financeiro vs. Contabilidade;

4.3 - Vendas vs. Produção.


5 - Com o “Job Rotation”, se uma pessoa, por exemplo, passa da área de Compras para Produção, os conflitos tendem a diminuir, pois ela conhece as dificuldades da outra área;


6 - Há um maior aproveitamento interno de pessoas para assumirem maiores desafios. Isso aumenta muito a motivação dos funcionários. Por outro lado, a empresa corre menos riscos, pois contratando alguém de fora há sempre uma incógnita se dará certo;


7 - A pessoa que passa por várias áreas aumenta muito a experiência e o leque de opções, seja na própria empresa ou numa troca para outra.

 
Concluindo, só vejo vantagens nessa técnica.

Se sua empresa oferece essa oportunidade, não deixe de agarrá-la ou solicite ao seu líder uma troca de área.
 

Acho que está na hora de fazer um Job Rotation com a presidente Dilma.

Poderia até ser colocado no lugar dela o Marcola, líder máximo do PCC, a maior organização criminosa do Brasil e que está preso (comanda o PCC de dentro da cadeia).

Mesmo com o Marcola na presidência, a corrupção diminuiria e ele teria mais competência que a Dilma para administrar o país.

E com a Dilma na cadeia comandando o PCC, em pouco tempo a organização iria à “falência”, diminuindo a violência e criminalidade.

Ela deveria levar junto seu mentor, o Lula, pois afinal os dois já deveriam estar lá há muito tempo. Mas o Lula deveria devolver os R$ 4,5 milhões que recebeu da Camargo Correa - Lava Jato.
 

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos.

Leia também os artigos anteriores do Blog.

Meus contatos:

Email: mauro.bernacchio@terra.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/mauro.bernacchio ou digite "Mauro Bernacchio" em procurar

Twitter: @maurobernacchio
 
Linkedin:http://br.linkedin.com/pub/mauro-bernacchio/32/360/992/ ou digite "Mauro Bernacchio" em procurar

Nenhum comentário :