sábado, 16 de maio de 2015

A Dilma contratou os dois melhores economistas estrangeiros


Preocupada com a grave situação econômica e social do Brasil e que está se deteriorando a cada dia, a Dilma tomou uma decisão acertada: contratou dois dos melhores economistas do mundo para fazerem um diagnóstico.

Um deles é conhecido por ser otimista e o outro por ser pessimista, assim ela poderia ter uma visão mais equilibrada.

Terminado os estudos, ela chamou o economista otimista e perguntou qual foi a conclusão que chegou.

Ele respondeu: “Nos próximos anos os brasileiros terão que comer merda”.

Ela ficou indignada. Com toda sua feminilidade expulsou o economista da sala com gritos e xingamentos.

Então pensou: “Acho que chamaram o economista errado. Aquele era o pessimista”.

Pediu para chamarem o outro economista e fez a mesma pergunta.

Ele respondeu: “E não terá merda suficiente para todos”.

Esquecendo a piada, é melhor ser otimista, pessimista ou realista na vida e no trabalho?

A tendência das pessoas é achar que o melhor é ser realista.

Mas entre os três, o otimista, desde que seja consciente, sempre leva vantagem.

Mas o que é um otimista consciente?

É aquele que sabe que é otimista e se preocupa em não exagerar no entusiasmo. Na dúvida, ele caminha aos poucos, testando se realmente irá dar certo. Não acredita somente na frieza dos números, como o realista e tem um “faro” especial para pegar o melhor caminho.

O otimista consciente é perseverante e não se abala com as dificuldades, sempre buscando alternativas. Por outro lado sabe reconhecer quando não deu certo e desiste.

Ele sempre tem um “Plano B”, ou seja, um plano alternativo para implantar caso o plano original não esteja indo bem. Isso é fundamental.

Em termos de carreira profissional e negócios, os otimistas conscientes acabam aproveitando as melhores oportunidades que aparecem para crescer.

Os pessimistas tendem a ficar estacionados.


Contarei um caso.

Uma indústria de calçados do Brasil desenvolveu um projeto de exportação de sapatos para a Índia, país com mais de 1 bilhão de consumidores.

Mandou dois de seus Gerentes a pontos diferentes daquele país para fazer as primeiras observações do potencial do futuro mercado.

Após alguns dias de pesquisas, um dos Gerentes enviou um e-mail para a direção da indústria:
           “Senhores, cancelem o projeto. Aqui ninguém usa sapatos”.

Sem saber desse e-mail, alguns dias depois o segundo Gerente mandou o seu:
           “Senhores, tripliquem o projeto de exportação de sapatos para a Índia. Aqui ninguém ainda usa sapatos”. 

Enquanto alguns captam problemas, outros captam oportunidades.
 

Voltando à crise econômica e social brasileira, não há a menor chance de ser otimista.

Enquanto o PT, Lula, Dilma e seus comparsas estiverem no poder, com toda a incompetência e tornando-se milionários com a corrupção, milhões de brasileiros terão realmente que comer “merda”.

Nenhum comentário :